IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump pede aliança no Partido Republicano e faz sinal para Cruz

03/05/2016 22h51

Após vencer as prévias de Indiana e saber da desistência da candidatura do senador Ted Cruz (Texas), o empresário Donald Trump pediu a formação de uma aliança no Partido Republicano para derrotar Hillary Clinton, que está na frente da disputa dentro do Partido Democrata.

"Nós vamos, agora, enfrentar Hillary Clinton. Ela não entende de comércio. O seu marido assinou o pior tratado de comércio da história. Chama-se Nafta", afirmou Trump. O empresário tem criticado os acordos comerciais dos Estados Unidos, dizendo que pretende renegociá-los.

"Nós temos que trazer unidade para o Partido Republicano", enfatizou Trump. "Eu competi em toda a minha vida nos esportes e nos negócios e tive um dos competidores mais incríveis nessa disputa. Cruz é muito esperto e tem um futuro incrível. Eu sei o quanto é duro. Eu entendo os sentimentos dele, de sua mulher e de sua linda família."

Cruz estava em segundo lugar na disputa pela indicação do partido à candidatura à Presidência da República, mas suspendeu a sua campanha após a derrota em Indiana. O resultado deixou Trump muito próximo de obter os 1.237 delegados necessários para conquistar a candidatura. As projeções indicam que, com poucos mais de mil delegados, Trump precisará de menos de 50% dos votos nas prévias restantes para atingir a meta.

Após acenar para Cruz, Trump lembrou que obteve o apoio de outros pré-candidatos, como o governador de Nova Jérsey, Chris Christie, e do médico aposentado Ben Carson. "Christie me apoiou e é um sujeito incrível. Carson me disse que estou num movimento incrível e ele também me apoiou. Queremos eles envolvidos, pois vamos vencer em novembro", afirmou, referindo-se ao mês das eleições nos Estados Unidos.

"Foi uma disputa difícil. Havia 17 egos [pré-candidatos] e acho que restou apenas um. Eu não sei, mas acho que só sobrou um", continuou Trump. Apesar da desistência de Cruz, o governador de Ohio, John Kasich, ainda se mantém na disputa.