Bolsas

Câmbio

Vendas de veículos caem 25,73% em abril, aponta Fenabrave

Balanço divulgado hoje pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos, mostra que o setor terminou abril com 162,915 mil veículos vendidos, o que significa uma queda de 25,73% em relação ao mesmo período do ano passado.

Frente a março, abril registrou queda de 9,13% - resultado também influenciado pelo calendário mais curto no mês passado, com dois dias a menos de vendas. Na média, as concessionárias mantiveram o ritmo fraco, observado desde o início do ano, de menos de 8 mil carros e comerciais leves vendidos a cada dia que abriram as portas.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o setor emplacou 644,291 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, uma queda de 27,91% ante 2015 e o volume mais baixo em uma década.

Só no mercado de automóveis de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, houve queda de 25,53% do volume na comparação anual. Se comparadas a março, as vendas diminuíram 9,06%.

Na indústria de caminhões, as vendas, de 4,191 mil unidades em abril recuaram 27,82% em relação ao desempenho de um ano antes. Já as vendas de ônibus, também na comparação anual, tiveram queda de 40,98% no mês passado, para 1,145 mil unidades.

Com os dados de abril, a entidade revisou as projeções de vendas para este ano. Em janeiro, previa queda de 5,8% na venda de veículos em 2016. Agora, já fala em uma redução de 9,8% nos emplacamentos de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, para um volume total de 2,32 milhões de unidades.

Motos

Junto com o resultado das vendas de carros, o balanço mostra que a comercialização de motos também continuou em baixa em abril.

No total, 93,475 mil motocicletas foram vendidas no país no mês passado, 13,59% a menos do que no mesmo período de 2015.

No acumulado do primeiro quadrimestre, o volume total de motos vendidas no mercado brasileiro recuou 12,76%, para 379,648 mil unidades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos