IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em ligeira queda com BC fora do mercado de câmbio

05/05/2016 17h56

Depois de operar em queda pela manhã, o dólar reduziu as perdas acompanhando o movimento no exterior e fechou praticamente estável frente ao real.

O dólar comercial fechou em ligeira queda de 0,01% a R$ 3,5403. Já o contrato futuro para junho recuava 0,15% cotado a R$ 3,569.

O Banco Central ficou fora do mercado pelo segundo pegão consecutivo, não realizando, por enquanto, nenhum leilão de contrato de swap cambial reverso, que equivale a uma compra da moeda americana no mercado futuro.

Investidores adotaram maior cautela em meio a dúvidas sobre se o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados poderá alongar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Antes da abertura dos mercados, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou o afastamento de Cunha do mandato de deputado federal.

O receio é que a decisão de Teori dê argumentos à defesa da presidente Dilma Rousseff para levantar questionamentos jurídicos sobre a legalidade do impeachment. Além disso, há uma preocupação sobre como esse evento poderia prejudicar as alianças na composição da base aliada em um futuro governo do vice-presidente Michel Temer.

Lá fora, o dólar opera sem direção definida em relação às moedas emergentes, com os investidores ainda preocupados com o ritmo de crescimento da economia global e com o comportamento dos preços das commodities, especialmente do petróleo.

A moeda americana subia 0,42% em relação ao peso mexicano e caía 1,23% frente à lira turca e 0,02% diante do rand sul-africano.