IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toffoli, do STF, arquiva inquérito contra Blairo Maggi

10/05/2016 23h41

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli arquivou inquérito que investigava o senador Blairo Maggi (PR-MT) por suposto envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro apurado na chamada operação Ararath, da Polícia Federal. Toffoli atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu não haver indícios suficientes para "alcançar prova razoavelmente efetiva e conclusiva de execução direta ou participação" por parte de Maggi nos atos de corrupção ativa e passiva praticados pelos demais investigados.

Na manifestação, Janot informa que a investigação teve início a partir de notícia-crime relacionada a operação clandestina de uma instituição financeira, que atuava sem autorização do Banco Central e serviria como fachada para lavagem de dinheiro. O esquema envolveria ainda negociações para a compra de vaga no Tribunal de Contas do estado (TCE-MT). O documento assinala que houve acordo político engendrado pelas pessoas que se encontravam no centro do poder político em Mato Grosso, por meio do qual pretendiam oferecer vantagem indevida a um dos conselheiros. O acordo, porém, foi desfeito e o dinheiro foi devolvido.

O procurador-geral da República observa, contudo, que a suposta participação do então governador e hoje senador nos dois episódios foi relatada por apenas um dos investigados, que já se retratou do depoimento, e referida apenas indiretamente por outro. "Tais circunstâncias não são suficientes para dar-se prosseguimento à investigação contra o senador Blairo Maggi, em especial porque o próprio colaborador que fez referência ao parlamentar retratou-se do seu depoimento neste ponto", afirma Janot. "Não há, dessa forma, nos autos indícios suficientes de crime praticado pelo senador".