IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa tem volatilidade, mas sobe após afastamento de Dilma

12/05/2016 18h16

A bolsa de valores fechou em alta de 0,90% aos 53.241 pontos após o afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo. Em um dia de bastante volatilidade, o Ibovespa chegou a cair 0,64% no meio da manhã, acompanhando o mercado internacional, que operava em baixa. Mas, segundo operadores, o movimento de baixa se inverteu por volta de 12h30 quando o presidente interino, Michel Temer, anunciou os nomes que comporão o seu ministério. "Os nomes vieram em linha com o que o mercado esperava e são bem vistos pelos investidores", disse Raphael Ohmachi, analista da Guide Investimentos. O Ibovespa chegou a subir 1,96% durante a tarde.

O mercado financeiro aguarda agora as medidas que devem ser anunciadas por Michel Temer. A mais esperada é o compromisso com o ajuste fiscal, que pode contribuir para a retomada da confiança no país. "As expectativas do mercado com o novo governo são as melhores possíveis. Henrique Meirelles, que vai assumir a Fazenda, é um excelente profissional, que terá muitos desafios pela frente, mas tem competência para superá-los. Já Ilan Goldfjan, que pode estar à frente do Banco Central, também é um profissional excepcional", disse Pablo Spyer, diretor de operações da Mirae Asset Wealth Management.

Desde o começo do ano, o Ibovespa acumula alta de 23,06% e, segundo Spyer, apesar do bom humor do mercado não está descartado um movimento de realização de lucros. A alta da bolsa em dólar é de 38%, o que pode levar a venda de ações por parte de investidores estrangeiros.

A alta da bolsa também teve influência de uma operação estruturada com ações. De acordo com operadores, duas grandes corretoras nacionais realizaram operações de "carry and cash", em que compraram ações que pertencem à carteira do Ibovespa e vendem o índice futuro, ganhando com a diferença de taxas. "Os estrangeiros estão fora do mercado hoje", disse um operador.

Entre as ações que tiveram destaque de alta estão os papéis da JBS ON, que subiram 21,01%, depois que a empresa anunciou que vai transferir ativos responsáveis por 80% de seu faturamento para uma nova empresa com sede na Irlanda. A companhia também vai abrir capital na NYSE e, com as duas ações, ter mais acesso ao mercado financeiro internacional.

Outras altas foram Cemig PN, que subiu 6,25%, seguida por Qualicorp, que teve alta de 5,66%, Lojas Renner ON, com ganho de 4,22% e Copel PNB, que subiu 4%.

No setor financeiro, as ações do Banco do Brasil ON caíram 2,83%, depois que a instituição financeira anunciou que teve um lucro líquido ajustado de R$ 1,286 bilhões no primeiro trimestre, queda de 57,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os destaques de baixa foram Bradespar PN, que caiu 4,51%, seguido por Petrobras PN, com queda de 4,48%, Gerdau PN, com baixa de 3,81%, Pão de Açúcar PN, com baixa de 3,74% e Natura ON, que caiu 3,47%.