IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volume do setor de serviços cai 5,9% em março, aponta IBGE

12/05/2016 10h06

O volume de serviços prestados no país diminuiu 5,9% em março, na comparação com mesmo mês do ano passado, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior queda para o mês desde 2012, quando começa a série histórica do levantamento. Em fevereiro, o recuo foi de 3,9% e, em janeiro, de 5%.

No primeiro trimestre, a queda do setor chega a 5% e, no acumulado em 12 meses, a 4,4%.

Em março, no confronto anual, o volume de serviços prestados às famílias declinou 3,8%, o de serviços de informação e comunicação cedeu 5,9%, o de serviços profissionais, administrativos e complementares encolheu 6,8% e o de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio caiu 7,2%. O segmento de outros serviços registrou crescimento de 2,6% e o agregado especial das atividades turísticas registrou retração de 2,3%.

As quedas das atividades em serviços de informação e de transportes, juntas, responderam por 4,6 pontos percentuais, ou 78%, do recuo do setor de serviços em março, segundo o IBGE.

A pesquisa acompanha o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.