IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa sobe com bancos, na espera por nomes de instituições públicas

18/05/2016 13h15

O Ibovespa abriu em queda, mas virou e passou a subir. O indicador avançava 0,89% para 51.292 pontos, às 13h06. Os bancos ganham tração e lideram as altas do Ibovespa.

Segundo operadores, as ações dos bancos sobem na expectativa de que nomes que agradem ao mercado sejam anunciados para os bancos públicos. Ontem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que as decisões sobre os bancos públicos serão tomadas nos próximos dias. Serão anunciados titulares que podem ser inclusive os atuais ocupantes dos cargos, disse. BB Seguridade tem valorização de 3,63%, Itaú PN sobe 3,37% e BB ON ganha 2,81%.

Operadores comentam ainda que há espaço para ganhos após as quedas recentes. Hoje há vencimento de opções sobre ações, o que agrega volatilidade aos negócios.

As ações da Petrobras caem, a despeito da alta do petróleo no momento. As PN recuam 0,42% e as ON caem 0,32%. Hoje, Meirelles disse que não vê necessidade de capitalizar a Petrobras no momento. A capitalização assusta investidores, pois pode significar uma nova rodada de diluição de acionistas. Mas, ao não colocar dinheiro novo na empresa, o governo pode forçá-la a ir a mercado, pagando taxas mais altas. Ontem, a companhia captou US$ 6,75 bilhões em bônus, mas pagou mais caro por isso.

Meirelles disse também que avalia a necessidade de capitalização da Eletrobras. As ações não reagiram ao comentário e seguem em queda forte. As ON recuam 7% e as PNB caem 5,3%. A empresa informou na noite de ontem que não conseguiu entregar os formulários 20-F referentes aos exercícios de 2014 e 2015 à Securities and Exchange Commission (SEC) e que, consequentemente, terá a negociação de seus recibos de ações (ADRs) na Bolsa de Nova York (Nyse) suspensa.