Bolsas

Câmbio

Ações da Petrobras são destaque de alta no Ibovespa; dólar cai

As ações da Petrobras estão entre os destaques de alta do Ibovespa no começo do pregão de hoje, dividindo espaço com outros papéis de empresas que vendem commodities. Petrobras PN subia 3,24% e a ON ganhava 2,87%, enquanto o Ibovespa avançava 0,63%, em linha com ganhos no exterior.

As ações reagem à notícia de que o economista Pedro Parente foi anunciado para a presidência da estatal. Parente destacou ontem que o presidente interino, Michel Temer, garantiu-lhe que não haverá indicações políticas na petrolífera. Além da nomeação de Parente, as ações da Petrobras se recuperam de uma sequência de perdas, afetadas pela queda do petróleo e por termores globais de alta de juros nos Estados Unidos.

Além de Petrobras, ações de outras empresas que vendem commodities lideram os ganhos nesta manhã. Gerdau PN subia 3,35%, após anúncio de acordo de venda da divisão de aços especiais na Espanha para a Clerbil SL, e CSN ON avançava 2,82%. O minério de ferro subiu na China e as ações das mineradoras também sobem na Europa. A tonelada em Qingdao avançou 2,66%, a US$ 54,89.

O dólar comercial opera em queda nesta manhã. Às 10h45, a moeda perdia 0,81%, saindo a R$ 3,5394.

As taxas de juros de curto prazo sobem na BM&F, repercutindo o IPCA-15 de maio, que veio não só acima do esperado como mostrou uma inflação mais espalhada. O dado se soma a recentes leituras de preços mais altas que o imaginado, as quais aumentam as dúvidas sobre o espaço para corte de juros no curto prazo. O DI janeiro/2017 subia a 13,680% ao ano, ante 13,670% no ajuste anterior.

A perspectiva de que os juros não caiam tanto no curto prazo combinada com a confiança no comprometimento da nova equipe econômica com o combate à inflação leva o mercado a estender o ajuste de baixa das taxas mais longas visto ontem, após quatro sessões de alta. O DI janeiro de 2018 cedia a 12,740%, frente a 12,770% no último ajuste. O DI janeiro de 2021 caía a 12,430%, contra 12,520% no ajuste da véspera.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos