Em 17 anos de regime de metas, inflação nunca saiu do controle, diz chefe do BC
Ainda que em alguns anos a inflação tenha ultrapassado o limite superior da meta, essas situações estão previstas e são administráveis, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, no 18º Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, apesar desses desvios, a inflação nunca saiu do controle nesses 17 anos do regime de metas de inflação. "A robustez do sistema foi testada sob os mais diferentes cenários econômicos", afirmou Tombini. "A manutenção dos princípios do regime permitiu que a inflação fosse mantida sob controle."
O Brasil teve inflação de 10,67% no ano passado e, com isso, estourou o limite máximo da meta do governo. A meta era manter a alta de preços em 4,5%, podendo variar entre o intervalo de 2,5% a 6,5%.
Tombini disse que, no cenário internacional, é possível concluir que o regime de metas encontra amplo apoio nas mais diferentes jurisdições. No Brasil, o regime adotado pelo país como um dos pilares do tripé econômico sustentou o crescimento e superou críticas, afirmou.
O presidente do BC não comentou a política monetária atual.
Tombini será substituído por Ilan Goldfajn no cargo, nomeado pelo presidente interino Michel Temer. Goldfajn ainda precisa ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.