IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PDT quer a cassação de Jucá e PSOL pede a prisão do ministro

23/05/2016 14h15

O PDT vai ingressar amanhã, terça-feira com uma representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do senador Romero Jucá, atual ministro do Planejamento.

Serão responsáveis pela ação o senador Telmário Mota (PDT/RR), relator da cassação de Delcídio Amaral, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o senador Lasier Martins (PDT/RS). A representação alega quebra de decoro parlamentar com base na gravação divulgada hoje pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Em áudios divulgados hoje pelo jornal, Jucá afirma que, junto ao impeachment, seria construído um pacto para estancar as investigações da operação Lava-Jato. Nos áudios transcritos pelo jornal, Jucá conversa com Sério Machado, ex-presidente da Transpetro, sobre construir um grande "acordo nacional" sob a figura de Michel Temer, "com Supremo, com tudo", para delimitar a operação onde ela está e, assim, parar as investigações.

PSOL

O PSOL informou em nota que entregará à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira um representação, com pedido de prisão por obstrução da justiça, contra Jucá.

Em nota, o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, afirmou que as gravações "não deixam dúvidas" de que houve uma operação abafa na Operação Lava-Jato em troca da aprovação do impeachment.

"O PSOL não reconhece Temer como presidente e nem os corruptos que o acompanham. O mínimo que a PGR deve fazer é pedir a prisão de Jucá. O mínimo que o STF deve fazer é acatar o pedido", disse. O partido votou contra o impeachment da presidente afastada da República, Dilma Rousseff.