IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da construção tem alta em maio e é a maior desde dezembro

25/05/2016 09h45

A confiança dos empresários da construção civil aumentou em maio, puxada por uma melhora nas expectativas, informa a sondagem mensal do setor realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice de confiança do setor avançou 2,1 pontos, para 69,1 pontos, em maio, o maior desde dezembro de 2015, quando atingiu 69,4 pontos. Com o resultado, a média móvel trimestral do índice subiu 0,8 ponto, interrompendo a sequência de 29 quedas consecutivas desde dezembro de 2013, nesta forma de avaliação.

"Em maio, o aumento da confiança mostrou-se mais robusto e disseminado no setor. Edificações, infraestrutura e serviços especializados, enfim, em todos os segmentos cresceu a percepção de que o ritmo de queda da demanda deve desacelerar no curto prazo, alimentando a confiança empresarial. No entanto, as dificuldades do atual cenário econômico e político sugerem que é um tempo muito curto para que, de fato, ocorra esta reversão", observou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV-Ibre.

A alta no mês deveu-se unicamente à melhora das expectativas de curto prazo, cujo indicador (IE) avançou 5,7 pontos, alcançando 77,9 pontos, o maior nível desde junho de 2015 (78,1 pontos).

Por sua vez, o Índice da Situação Atual (ISA) manteve a tendência de queda observada desde janeiro de 2016, e recuou 1,5 ponto, ficando em novo piso histórico de 60,9 pontos.

A evolução em direções opostas dos dois componentes do índice de confiança do setor a partir de março ampliou a distância entre eles, que se tornou a maior desde o início da série.

"Os empresários tornaram-se menos pessimistas quanto ao futuro próximo, embora a atividade continue em declínio. No entanto, se o investimento em infraestrutura e no mercado habitacional não voltar a se expandir, o indicador de expectativas não deve sustentar a melhora dos últimos meses", conclui Ana Maria Castelo.