IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CSN derruba liminar e conselheiros participam de reunião

25/05/2016 13h15

Em uma reviravolta de última hora, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) conseguiu nesta manhã derrubar a liminar que impedia a participação de seus dois conselheiros na reunião do conselho de administração da concorrente Usiminas.

O despacho foi concedido pelo desembargador federal Kassio Marques, do Tribunal Regional Federal (TRF), da primeira região do Distrito Federal.

A decisão de Marques, em ação rápida dos advogados da CSN, derrubou o despacho de outro desembargador do mesmo tribunal, Jirair Aram Meguerian, proferido na segunda-feira, dia 23, que permitiu a retomada de reuniões do conselho da Usiminas e, ao mesmo tempo, proibiu a participação dos representantes da CSN - Gesner de Oliveira e Ricardo Weiss.

As reuniões do conselho da siderúrgica mineira, que vive uma crise financeira e é alvo da disputa de seus três principais acionistas - Ternium-Techint, Nippon Steel & Sumitomo e CSN - estavam suspensas desde 11 de maio.

O encontro do colegiado que acontece hoje, em São Paulo, começou após as 9h e é o primeiro desde sua formação. O principal tema da reunião é a mudança na diretoria, com proposta da Ternium de trocar o atual presidente, Romel de Souza. A Nippon Steel é contrária a essa proposta.

O temor da Nippon Steel, segundo fontes ouvidas pelo Valor, é que a Ternium se unisse à CSN e a outro acionista, o BTG Pactual, além da Previdência Usiminas, para eleger um novo executivo para o lugar de Souza. Dessa forma, a empresa ficaria nas mãos do grupo ítalo-argentino, que já emplacou o presidente do conselho, Elias Brito, na assembleia geral de 28 de abril.