IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em novos áudios, Renan orienta suposto interlocutor de Delcídio

26/05/2016 16h50

Dois novos áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, vieram à tona nesta quinta-feira, envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ambos foram divulgados pela Rede Globo.

Em um deles, Renan conversa com um suposto representante do senador cassado Delcídio do Amaral, identificado apenas como Wandemberg, e orienta a defesa do ex-senador por Mato Grosso do Sul. Delcídio foi o primeiro senador preso durante o exercício do mandado desde a redemocratização do país.

No segundo áudio, Renan chama o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "mau caráter" e também cita o senador e presidente do PSDB Aécio Neves (MG) e o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM). Aécio é chamado por Machado de "o cara mais vulnerável do mundo".

Sobre Pauderney, Machado afirma que "não tem um cara mais corrupto" do que ele. O atual ministro da Educação, Mendonça Filho, o senador e presidente do DEM, José Agripino Maia, e o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) e o senador José Serra (PSDB-SP) também são mencionados.

Desde segunda-feira, houve o vazamento de diversos áudios gravados por Sérgio Machado envolvendo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente da República José Sarney e Renan Calheiros. Nessa quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal homologou o acordo de delação premiada do ex-presidente da Transpetro.

Confira abaixo a transcrição dos diálogos, segundo a Globo:

Renan: O que ele (Delcídio) tem que fazer é uma carta, submetê-la a várias pessoas, fazer uma coisa humilde. Ele já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias. A família pagou, a mulher pagou.

Wandemberg: Ele só vai entregar para a comissão, fazer essa carta e vai embora.

Renan: Conselho de Ética. Falei agora com o João (João Alberto Souza, senador pelo PMDB-MA e presidente do Conselho de Ética do Senado). O João fica lá ouvindo os caras. O Conselho de Ética não tem elementos para levar o processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências, requisição de peças, e enquanto isso não chegar, [o processo] fica lá parado.

Wandenberg: [O João Alberto] vai colocar em votação e vai ter uma derrota antecipada.

Sérgio Machado: Agora esse Janot, Renan, é o maior mau caráter da face da terra.

Renan: Mau caráter! Mau caráter! E faz tudo que a força-tarefa (da Lava Jato) quer.

Sérgio Machado: Ele não manda e é mau caráter. Ele quer sair como herói, e tem que se encontrar uma fórmula para dar um chega para lá nessa negociação ampla e poder segurar esse pessoal. Eles estão se achando os donos do mundo.

Renan: Os donos do mundo.

Sérgio Machado: E o PSDB pensava que não, mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo.

Renan: É.

Sérgio Machado: O Aécio é vulnerabilíssimo! Vulnerabilíssimo! Há muito tempo.

Como você tem a cara de pau, Renan, aquele cara Pauderney agora virou herói. Um cara mais corrupto do que aquele não existe, Pauderney Avelino.

Renan: Pauderney Avelino.

Renan: Mendocinha.

Sérgio Machado: Mendocinha, todo mundo, pô! Que ***** é essa de querer ser agora o dono da verdade?

O Zé (Agripino) é outro que pode ser parceiro, não é possível que ele vá fazer maluquice.

Renan: O Zé, nós combinamos de botá-lo na roda. Eu disse ao Aécio e ao Serra. Que no próximo encontro que a gente tiver tem que botar o Zé Agripino e o Fernando Bezerra. Eu acho.

Sérgio Machado: O PSB virou uma oposição radical. O Zé não tem como não entrar na roda.

Renan: O PSB quer o impeachment, mas o Fernando (Bezerra) é um cara bom.

Sérgio Machado: Porque também entende disso que a gente está falando.

Renan: É.