IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Luiz Barroso será nomeado novo presidente da EPE

30/05/2016 18h05

O matemático Luiz Augusto Barroso, sócio-diretor da PSR Consultoria em Energia, assumirá o comando da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Ele aceitou o convite do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para comandar a estatal responsável pelo planejamento do setor.

Barroso, um dos mais respeitados consultores do mercado, substituirá Maurício Tolmasquim e se juntará a uma equipe de medalhões que integrará a cúpula da pasta. O ministro já havia escolhido Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira dos Consumidores Industriais de Energia, como secretário-executivo. Rutelly Marques da Silva, ex-secretário adjunto de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, também deve entrar no time.

À frente da EPE, Barroso terá a missão de planejar os leilões de energia, mas ganhará outras funções. A ideia é que ele possa participar ativamente dos projetos de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tenha voz no Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras.

O consultor da PSR já atuou em diversos países da América Latina, Ásia e África, auxiliando governos a reorganizar seus sistemas elétricos. Ele é o braço direito do engenheiro Mário Veiga, presidente da PSR, e uma das maiores referências no setor.