IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Antitruste da África do Sul aprova fusão da AB InBev com SABMiller

31/05/2016 18h40

O órgão antitruste da África do Sul recomendou nesta terça-feira que a Justiça do país aprove a compra da SABMiller pela Anheuser-Busch Inbev (AB InBev), mas com condições. A comissão alerta que a proposta de fusão levanta questões sobre concorrência e interesse público.

Em suas investigações, a Comissão de Concorrência da África do Sul descobriu que a SABMiller, por meio da SAB, possui uma significativa parcela na Distell, maior produtora de sidra no país. Após a incorporação, a AB InBev terá o direito de nomear um número de diretores para o conselho da Distell, seu concorrente direto.

Esse cenário, segundo a comissão, pode prejudicar a concorrência entre a AB InBev e a Distell em relação à produção e oferta de sidra na África do Sul. Para resolver essas preocupações, o órgão exigiu como condição para a fusão que a AB InBev venda sua participação na Distell em três anos após a conclusão da operação.

A AB InBev, sediada em Leuven, na Bélgica, faz todo o possível para obter aprovação regulamentar em todo o mundo para a fusão. Com o aval da África do Sul, a companhia já conseguiu autorização em 15 jurisdições.