IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança de comerciantes cresce em maio, mostra CNC

02/06/2016 14h16

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrou que, em maio, os comerciantes ficaram menos pessimistas com o futuro. O indicador cresceu 0,3% no quinto mês de 2016 e atingiu 81,04 pontos. Houve melhora na avaliação das condições correntes, cujo indicador subiu 0,8%, e das expectativas para os próximos meses, que teve alta de 0,4%.

Apesar do avanço, o índice se encontra na zona de pessimismo, abaixo de 100 pontos. Na avaliação da CNC, "ainda é precipitado afirmar que há sinais de recuperação plena da confiança do comércio, uma vez que a demanda predomina em nível historicamente baixo, sobretudo em função da deterioração do mercado de trabalho e do encarecimento do crédito".

Em nota, a entidade destacou as melhoras das expectativas futuras: a percepção do comércio varejista está mais otimista tanto em relação à economia (+7,2%) quanto em relação ao desempenho do setor (+0,4%).

Os estoques, no entanto, ainda preocupam. Um em cada três empresários ainda está com estoques acima do adequado. O componente que mede as condições de investimentos caiu 0,8% na comparação com abril e 12,2% ante maio do ano passado, alcançando 74,6 pontos. O comparativo mensal foi influenciado por reduções na intenção de contratação de funcionários (-1,0%) e na intenção de investir (-2,0%). Apenas a avaliação do nível dos estoques diante da programação de vendas subiu/melhorou (+0,4%).

De acordo com a CNC, o subíndice ligado às expectativas em relação aos próximos meses alcançou 122,3 pontos em maio, com aumento de 0,4% na comparação mensal.