IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kroton estuda compra da Estácio

02/06/2016 14h26

A Kroton está estudando, "internamente e de forma sigilosa", uma potencial combinação de negócios com a rival no setor de educação Estácio Participações, informou a companhia nesta quinta-feira, por meio de fato relevante entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a Kroton - dona da faculdade Anhanguera e dos colégios Pitágoras, entre outras instituições -, a operação traria benefícios para as duas empresas, para os negócios, os alunos e os acionistas.

A transação tem "forte racional estratégico", em razão da "alta complementaridade geográfica", além de "amplo potencial de sinergias" e ganhos de eficiência, de acordo com o comunicado.

A base para a potencial combinação de negócios não envolveria pagamento em dinheiro, mas apenas as ações de emissão da Kroton, diz o texto. Estudos internos apontaram uma relação de troca de 0,977 ação ordinária (ON) da Kroton para cada uma ação da Estácio. O cálculo da proporção foi feito com base no preço médio ponderado pelo volume de negociação das ações das empresas na BM&FBovespa para o período compreendido entre os últimos 30 pregões anteriores ao comunicado de hoje.

Com base na relação de troca, após as emissões necessárias, as ações da Kroton seriam distribuídas entre os seus próprios acionistas e os da Estácio na proporção aproximada de 84,3% e 15,7%, respectivamente.

A companhia de ensino ressalta que, até o momento, "não há negociações em curso com qualquer membro da administração da Estácio" e que a Kroton vai se esforçar em "engajar a administração da Estácio para construir uma estrutura econômica e societária para a operação".

A Kroton informa ainda ter contratado o Itaú BBA como assessor financeiro e o escritório Barbosa Müssnich Aragão como assessor legal para a potencial operação.