IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro da Transparência defende acordos de leniência com empresas

02/06/2016 14h21

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, defendeu nesta quinta-feira acordos de leniência com empresas como instrumento para a reintegração econômica das companhias.

"O primeiro trabalho quando se faz lei de leniência é superar preconceito", disse Jardim. "A lei é pragmática para reincorporar na economia empresa geradora de empregos", disse Jardim, ressaltando que o objetivo é que as companhias voltem "a trabalhar com poder público".

Silveira

O novo ministro evitou falar sobre antecessor, Fabiano Silveira, que deixou a Pasta por criticar a Operação Lava-Jato. "Fui nomeado para cuidar do ministério", disse Jardim. "O presidente Temer já falou que ninguém vai interferir na Lava-Jato."

No domingo, dia 29, reportagem do "Fantástico" mostrou áudios de conversas entre Silveira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, em eles fazem críticas à Operação Lava-Jato. A conversa foi gravada por Machado no dia 24 de fevereiro em reunião na casa de Renan.

Nos áudios, Silveira orienta Renan a não antecipar informações à Procuradoria Geral da República nas investigações. As gravações fazem parte do acordo de delação premiada de Sérgio Machado. Em depoimento, ele disse que Silveira, antes de se tornar ministro, procurou investigadores do Ministério Público Federal para buscar informações sobre Renan na Lava-Jato.