IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção das montadoras cai 18% e setor tem o pior maio em 12 anos

06/06/2016 14h10

As montadoras reduziram em 18% a produção de veículos em maio, na comparação com igual período de 2015, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pela Anfavea, a entidade que representa o setor.

No total, 175,3 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, saíram das linhas de montagem, o que significa uma alta de 3,2% em relação a abril, que teve um dia a menos de produção. Foi o pior maio em produção das montadoras desde 2004.

O resultado eleva o total fabricado desde o início do ano para 834,1 mil veículos, uma queda de 24,3% na comparação com 2015 e também o volume mais baixo em 12 anos.

Além de maio ter sido mais um mês em que as empresas mantiveram ritmo das linhas reduzido por conta não só da fragilidade do mercado, mas pela necessidade de normalizar estoques, o resultado foi afetado pela interrupção nas entregas de bancos a fábricas da Volkswagen e da Fiat. A suspensão ocorreu em virtude de disputa contratual entre as montadoras e seu principal fornecedor de assentos.

Novos ajustes se estenderam do fim de maio ao início deste mês, entre eles, o afastamento de mais um grupo de operários na Mercedes-Benz, empresa na qual também foi aberto novo programa de demissões voluntárias, e férias coletivas na Volkswagen.

Só nas fábricas de carros de passeio e comerciais leves, como picapes, 168,5 mil unidades foram montadas no mês passado, 18% abaixo de maio de 2015, mas um número 3,3% superior a abril.

Nas montadoras de caminhões, nas quais foram fabricadas 5,3 mil unidades em maio, a produção caiu 13,6% na comparação anual e subiu 2,6% frente a abril.

As montadoras de ônibus tiveram uma redução de 35,7% da produção no mês passado, comparativamente ao volume de um ano antes. A fabricação de coletivos, de 1,5 mil unidades, ficou 5,9% abaixo do resultado de abril.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, caiu 1,1% de abril para maio.

O mês passado terminou com 128 mil pessoas empregadas na indústria de veículos.

Estoques

O estoque de veículos parados em pátios de montadoras e concessionárias terminou maio em 236,4 mil unidades, o suficiente para 42 dias de vendas, conforme a Anfavea.

Isso é menos do que o giro de 45 dias de abril, mas ainda um nível alto. Com paradas nas linhas de montagem, o objetivo do setor é reduzir o nível do encalhe para um giro mais próximo de 30 dias.

Vagas

Em maio, as montadoras eliminaram 1,36 mil postos de trabalho.

No total, essa indústria encerrou o mês passado empregando 128 mil pessoas. São 1,8 mil trabalhadores a menos do que no fim de 2015.

Desde novembro de 2013, quando o setor iniciou o ciclo de ajuste de mão de obra, 31,6 mil empregos já foram eliminados.