IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lula classifica como ?síndrome de vira-lata' política externa de Serra

10/06/2016 21h36

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na noite desta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores, José Serra, por ter uma mentalidade de "síndrome de vira-lata" para a política externa brasileira. Lula compareceu na noite a ato na avenida Paulista contra o presidente interino, Michel Temer.

"O ministro Serra reconheceu que o país não pode se meter com países grandes, que nós somos pequenos, do terceiro mundo, que temos que ficar de cabeça baixa", disse.

Lula criticou também o presidente interino. De acordo com ele, o pemedebista quer privatizar empresas estatais porque não sabe governar.

"Não é possível que as pessoas não se deem conta de que o que eles querem é fazer um desmonte neste país. Eles não querem governar, querem vender patrimônio público", disse, citando a Eletrobrás, o Banco do Brasil, a Transpetro e a Caixa Econômica Federal, entre outros.

"Eles têm medo das empresas e bancos públicos porque não sabem governar, só sabem privatizar", disse. Lula se disse orgulhoso pelo fato de o Banco do Brasil e a Caixa serem maiores do que bancos privados como Itaú e Bradesco.

O ex-presidente também disparou contra as escolhas de Temer na hora de formar uma equipe. "Quem o governo indicou não entende de educação, de cultura, de esporte e de democracia", disse. Ele lamentou a diminuição de ministérios. "Se a solução deste país fosse diminuir ministério, era melhor tirar Fazenda, Planejamento e deixar só o ministério dos pobres", disse.

Os "pobres" foram uma constante no discurso de Lula, que afirmou que, em seu governo, "o pobre deixou de ser problema para ser solução".

"Eu disse para a Dilma: na dúvida, ouça os pobres deste país", afirmou.

Ele voltou a criticar Temer por ter promovido um "golpe" e por não agir como um presidente interino. "Ele assumiu com a mesma autoridade de Fidel Castro na Revolução de 59. Mas Fidel tinha [direito de ter] autoridade, e o Temer não."

"Não é possível a desfaçatez de cassar uma presidente que não cometeu crime de responsabilidade", disse. "Queria dizer para o Temer: você é um advogado constitucionalista, você não agiu corretamente assumindo a presidência, permita que o povo retome o poder com a Dilma."

Por mais de uma vez, Lula chorou quando comentou denúncias contra ele e sua família, das quais se disse "de saco cheio". "Todo dia eu leio que vão prender o Lula, que meu filho é dono da Friboi, de avião", disse. "Só falta dizer que o dinheiro dos tucanos é da sacristia", afirmou.