IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Caixa quer retomar construção do Minha Casa nesta semana

13/06/2016 14h31

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, pretende negociar a retomada da construção de 15 mil unidades paralisadas do Minha Casa Minha Vida (MCMV) nesta semana. Occhi falou com a imprensa nesta segunda-feira logo depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

A retomada será objeto de reunião entre Occhi e o ministro das cidades, Bruno Araújo, nos próximos dias. De acordo com o presidente da CEF, as unidades fazem parte de diversas modalidades e correspondem a pouco menos de 20% do total de unidades paralisadas.

"Queremos alavancar uma nova onda de absorção de mão de obra", disse.

Questionado sobre um aumento nos juros de financiamento imobiliário, Occhi descartou a possibilidade e disse que são buscadas novas alternativas para essa modalidade de crédito.

IPO Caixa Seguridade

O presidente da Caixa disse ter a intenção de realizar a abertura de capital da Caixa Seguridade, mas não deu prazos ou condições para a operação.

Ao ser questionado sobre o IPO do braço de seguros do banco, Occhi respondeu que ainda vai discutir a questão com o ministro da Fazenda e que a Caixa pretende prosseguir com a operação.

Occhi também descartou qualquer conversa sobre injeção de recursos do Tesouro na CEF. "Não precisamos de capitalização este ano", disse. "Pretendemos continuar do jeito que estamos para tocar agenda positiva com o que está na agenda".

O presidente da CEF também afirmou que está se reunindo com o responsável pelas privatizações no governo interino de Michel Temer, o secretário executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco, para definir o papel da CEF nas operações de venda de ativos públicos e de concessões. Occhi, entretanto, não explicou qual seria esse papel.