Confiança do consumidor sobe após 40 meses de queda, aponta Fecomercio
Depois de 40 meses de quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a subir, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador alcançou 98 pontos em junho, alta de 7,9% na comparação com maio e de 8,2% em relação a junho de 2015.
O resultado indica uma mudança definitiva no humor dos consumidores, avalia Vitor França, assessor econômico da FecomercioSP. Foi a primeira elevação na comparação anual desde janeiro de 2013. O resultado de junho é a maior pontuação desde abril de 2015, último mês em que o indicador esteve acima da barreira dos 100 pontos, que divide o otimismo (máximo de 200 pontos) do pessimismo absoluto (zero ponto).
Para a entidade, o aumento da confiança nos últimos meses tem em grande medida um efeito estatístico ocasionado pela base de comparação fraca dos últimos três anos. Mesmo assim, a Fecomercioo entende que a mudança no panorama político influenciou o resultado.
O resultado indica uma mudança definitiva no humor dos consumidores, avalia Vitor França, assessor econômico da FecomercioSP. Foi a primeira elevação na comparação anual desde janeiro de 2013. O resultado de junho é a maior pontuação desde abril de 2015, último mês em que o indicador esteve acima da barreira dos 100 pontos, que divide o otimismo (máximo de 200 pontos) do pessimismo absoluto (zero ponto).
Para a entidade, o aumento da confiança nos últimos meses tem em grande medida um efeito estatístico ocasionado pela base de comparação fraca dos últimos três anos. Mesmo assim, a Fecomercioo entende que a mudança no panorama político influenciou o resultado.
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