IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras estuda propor redução de jornada e salário

14/06/2016 15h26

A Petrobras poderá propor aos sindicatos a redução de jornalda e a consequente diminuição de salário nas negociações do acordo coletivo de trabalho (ACT) de 2016, informou a estatal nesta terça-feira. De acordo com a companhia, a proposta seria opcional para os empregados do regime administrativo.

Segundo a empresa, a ideia já havia sido apresentada nas negociações do ACT de 2015. Na ocasião, porém as entidades sindicais solicitaram mais discussões sobre o tema.

"A companhia apresentou, no ACT 2015, a proposta de redução de jornada, mediante redução proporcional de salário, para os empregados do regime administrativo, de forma opcional. As entidades sindicais solicitaram mais discussão sobre o assunto em comissão específica. Este ano, a proposta poderá fazer parte das negociações do ACT 2016", informou a petroleira, em nota ao Valor.

Pré-sal

Integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) fazem nesta tarde um protesto na Câmara dos Deputados contra o projeto de lei 4.567/2016, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que prevê a retirada da exclusividade da estatal na operação do pré-sal. O projeto já foi aprovado no Senado.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), ligado à FUP, a manifestação vai ocorrer no auditório Nereu Ramos, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, e contará com apoio de movimentos sociais de outras categorias.