IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com Usiminas e commodities

15/06/2016 11h11

O Ibovespa teve uma abertura vacilante, mas engrenou a alta esperada pelos operadores e segue os mercados internacionais. O índice subia 0,94%, para 49.105 pontos, às 11h02, em linha com a recuperação do exterior.

Pesou a notícia de que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu se contrapor às pretensões do presidente interino, Michel Temer, em relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos.

Renan disse que "medidas substanciais" como a PEC "deveriam ser guardadas para depois da transitoriedade do governo", ou seja, para depois da conclusão do processo do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.

No mercado de commodities, o petróleo continua operando em queda, o que contribuiu para a trava da abertura.

As bolsas na Europa operam em forte alta, com investidores reagindo aos comentários do chanceler do Tesouro do Reino Unido, George Osborne, de que a saída do Reino Unido da União Europeia poderia abrir um rombo fiscal de até 30 bilhões de libras, abrindo espaço para uma alta de impostos generalizada e corte de gastos do orçamento.

Usiminas dá fôlego ao Ibovespa, com alta de 11,98%. Os papéis reagem à notícia de que a empresa chegou a um acordo com a maior parte de seus credores para conseguir alongar o pagamento da dívida que se encontra atualmente congelada.

As demais altas do Ibovespa também são do setor de commodities. Subiam CSN (6,30%), Bradespar (4,79%), Vale ON (3,83%), Gerdau PN (4,07%) e Vale PNA (3,22%). O minério de ferro mostrou comportamento divergente em duas praças da China. Em Tianjin, caiu 1,2%, mas em Qingdao subiu 0,16%.

Hoje há vencimento de opções sobre Ibovespa, o que agrega volatilidade aos negócios.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) anuncia, às 15h (de Brasília), sua decisão de política monetária e as previsões revisadas de seus membros para o crescimento econômico, juro e inflação. Às 15h30 (de Brasília), a presidente Janet Yellen concede entrevista coletiva para comentar a decisão. A decisão será um bom teste para o ânimo dos investidores, que andam cautelosos com vários eventos de risco na agenda.