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Reclamações sobre bancos e financeiras ao BC recuam para 2.881 em maio

15/06/2016 16h36

O Banco Central (BC) recebeu em maio 2.881 reclamações contra bancos e financeiras, abaixo do total de 2.931 registrado no mês anterior. Os números levam em conta apenas as queixas consideradas procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN). Colocando na conta também as reclamações reguladas que não ferem normas, foram recebidas 18.153 queixas em maio, com aumento de 1,93% em relação a abril.

Dentre as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes, o BMG continuou à frente do ranking de reclamações, com índice de 38,15 - 97 queixas procedentes para 2,542 milhões de clientes. Itaú Unibanco (índice de 11,03) e Caixa Econômica Federal (7,67) vieram em seguida, repetindo as posições que já apresentavam em abril. Em quarto lugar, ficou o Bradesco (7,35) e, em quinto, o Banco do Brasil (6,06).

Para elaborar o ranking, o BC divide os bancos entre os com mais de dois milhões de clientes e os com menos. São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC. Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC considera o número de reclamações procedentes, divide pelo número de clientes e multiplica por um milhão.

O Daycoval, com índice de 81,61, liderou a lista de instituições com menos de 2 milhões de clientes, seguido por BNP Paribas (32,37), Safra (29,09), BancoPan (17,72) e Citi (17,10).

Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços feita de forma inadequada foi a causa mais frequente de reclamações em maio, com 358 ocorrências. Outras irregularidades relativas à integridade, à confiabilidade, à segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações e serviços apareceram na sequência, com 294 citações. Irregularidades relacionadas a cartões de crédito ficaram em terceiro lugar, com 285 menções.