IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em leve alta com cautela sobre saída do Reino Unido da UE

16/06/2016 18h11

Depois de operar em alta pela manhã, o dólar perdeu força e desacelerou no período da tarde acompanhando o mercado externo e fechou perto da estabilidade frente ao real.

A moeda americana reduziu a alta após a suspensão das campanhas sobre a votação da possibilidade de saída do Reino Unido da União Europeia ("Brexit"), cujo referendo está marcado para 23 de julho. A interrupção ocorreu após a morte da deputada do partido Trabalhista britânico, Jo Cox, que tinha uma posição contrária ao "Brexit".

Isso acabou aumentando as apostas na possibilidade do governo britânico adiar a data do referendo, trazendo um alívio para a queda das divisas emergentes frente ao dólar.

No mercado local, o dólar comercial fechou em alta de 0,09% cotado a R$ 3,4692. Já o contrato futuro para julho recuava 0,29% para R$ 3,479.

Investidores adotam maior cautela e evitam ampliar as posições em ativos de maior risco temendo a saída do Reino Unido da UE.

O temor do mercado é que o "Brexit" acabe desencadeando a saída de outros países da UE, ameaçando a sobrevivência do bloco, o que provocaria um movimento global de aversão a risco.

Lá fora, o dólar subia 0,48% frente a lira turca, 0,20% diante do rand sul-africano e 0,05% em relação ao peso mexicano.