IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros futuros de longo prazo recuam, com menor aversão a risco

20/06/2016 17h20

Os juros futuros com prazos mais longos recuaram na BM&F refletindo a menor aversão a risco no exterior, enquanto os DIs com vencimentos mais curtos fecharam perto da estabilidade, com o mercado aguardando o dado do IPCA-15 que será divulgado amanhã.

O mercado local acompanhou a recuperação do apetite global por ativos de risco diante do enfraquecimento do temor de uma saída do Reino Unido da União Europeia, evento que vem sendo chamado de "Brexit" e cujo referendo sobre essa decisão está marcado para 23 de junho.

Isso proporcionou uma melhora da percepção de risco o que se refletiu na queda dos juros futuros com prazos mais longos na BM&F.

O DI para janeiro de 2021 caiu de 12,62% para 12,58%, enquanto o DI para janeiro de 2017 fechou praticamente estável a 13,785% ante 13,79% do ajuste anterior.

Incertezas no mercado local e as expectativas de inflação ainda elevadas impediram uma queda maior das taxas de juros com prazos mais curtos.

Investidores acompanham a reunião do presidente interino, Michel Temer, com governadores estaduais para definir negociações sobre a dívida dos Estados com o governo federal. Na sexta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, decretou situação de calamidade pública no Estado.