IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancos têm margem grande para absorver choques, afirma Febraban

21/06/2016 21h00

O presidente da Febraban, Murilo Portugal, disse que os bancos brasileiros estão bem provisionados e têm grande margem para absorver choques. A afirmação foi feita quando questionado por jornalistas sobre o impacto, para as instituições financeiras, do pedido de recuperação judicial da Oi.

Portugal ressaltou que não comentaria casos específicos, mas reforçou que os bancos têm feito provisões de forma dinâmica conforme necessário. "Há grande margem para absorção de choques", disse ele durante o Ciab, evento sobre tecnologia financeira.

Questionado sobre a possibilidade de alterações na regulação bancária para facilitar renegociações com empresas, Portugal afirmou que a regulação bancária brasileira - mais rígida que a internacional - "é um ativo a ser preservado".

Na visão dele, a economia brasileira caminha para estabilização no segundo semestre, com melhora se indicadores antecedentes importantes, como confiança de consumidores e empresários. Essa melhora deve ter efeito positivo sobre os bancos, disse.