Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ibovespa recua 1%, com cena externa e Petrobras

05/07/2016 11h06

O Ibovespa opera em baixa desde a abertura dos negócios. Às 11h04, o índice da Bolsa paulista tinha queda de 1,09%, somando 51.995 pontos, após uma sequência de cinco pregões de alta, com ganho acumulado de 6,5%. Os mercados financeiros globais têm um dia de aversão a risco, com bolsas de valores, commodities e moedas emergentes em baixa.

No front corporativo, em mais um capítulo da troca de farpas entre Nippon Steel e Ternium-Techint, controladores da siderúrgica Usiminas, o grupo japonês publicou anúncio de página inteira na edição impressa do Valor de hoje fazendo duas críticas aos sócios ítalo-argentinos. Segundo a Nippon, o grupo T/T violou acordo de acionistas da Usiminas e a Lei das SAs, ao permitir a eleição de membros da diretoria sem que houvesse consenso entre os controladores.

A Petrobras iniciou processo de venda de um conjunto de campos em águas rasas, localizados nos Estados do Ceará e Sergipe. Estão sendo oferecidas nove concessões, cuja produção média em 2015 foi de 13 mil barris diários de óleo equivalente, o que corresponde a 0,5% da produção total da companhia.

A Eletrobras também está no radar do mercado nesta terça-feira, após a estatal elétrica ter anunciado na noite de ontem que iria pagar R$ 443 milhões referentes a uma dívida com a Petrobras pelo fornecimento de combustíveis para geração de energia pela Amazonas Energia. A companhia teve o fornecimento de combustível para as termelétricas Aparecida e Mauá Bloco III suspenso, em razão da inadimplência.

Petrobras PN cedia 5,17% e o papel ON perdia 4,83%. Eletrobras ON ganhava 0,45% e Usiminas declinava 2,36%.