IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P rebaixa ratings em escalas global e nacional da Samarco

05/07/2016 20h11

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou o rating em escala global da Samarco Mineração de ?B' para ?CCC'. Ao mesmo tempo, a agência cortou a nota da companhia em escala nacional de ?brBB-' para ?brCCC'. A perspectiva das notas é negativa.

Segundo a S&P, o rebaixamento reflete a piora da liquidez da companhia decorrente do uso de caixa para contribuir com o fundo de compensação do desastre em Mariana; os pagamentos de juros e amortização de dívida previstos; e a necessidade de manter ativos e operações nos próximos meses.

"As crescentes pressões de liquidez testarão a capacidade da Samarco de pagar suas dívidas nos próximos seis meses. Por outro lado, esperamos que a companhia possa contar com seus acionistas, especialmente para cobrir os gastos com o fundo de recuperação, uma vez que a mineradora ainda precisa desembolsar cerca de R$ 1,4 bilhão ao programa neste ano", afirmou a S&P.

Para a agência, as incertezas sobre a retomada das operações da Samarco afetam consideravelmente a vontade de seus acionistas, principalmente a Vale, de fornecer ajuda financeira à companhia.