IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros futuros sobem com cautela externa e incerteza sobre meta fiscal

06/07/2016 16h41

As taxas dos contratos futuros de juros avançaram na BM&F refletindo a maior aversão a risco no exterior e incertezas em relação à meta fiscal local para 2017, cuja divulgação está prevista para quinta-feira. O DI para janeiro de 2017 subiu de 13,91% para 13,92% no fechamento do pregão regular, enquanto o DI para janeiro de 2021 avançou de 12,24% para 12,30%.

As taxas de juros com vencimentos mais longos chegaram a reduzir a alta após a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) dos EUA. Mas a reação dos mercados à ata do Fed foi modesta, uma vez que o documento foi escrito antes do resultado do referendo no Reino Unido, que mostrou a vitória pela saída do país da União Europeia.

Os juros longos subiram mais nesta quarta-feira, refletindo a maior cautela no exterior após mais três fundos imobiliários suspenderem os saques no Reino Unido hoje, elevando para seis o total de carteiras com problema de liquidez. Esses eventos aumentam o temor com efeitos do "Brexit" sobre o sistema financeiro na Europa.

No mercado local, as atenções estão voltadas para a divulgação da meta fiscal para 2017. O Valor traz na edição desta quarta-feira que o número deve ser apresentado até amanhã e que pode ser de um rombo de R$ 150 bilhões. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que aumentos de impostos estão em estudo, uma forma de melhorar as receitas e reduzir o déficit previsto.