IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção de veículos cai 3% no pior junho em 12 anos, mostra Anfavea

06/07/2016 14h21

As montadoras cortaram em 3% a produção de veículos em junho, comparativamente ao volume que saiu das linhas de montagem em igual intervalo de 2015. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 182,6 mil unidades foram produzidas no país no sexto mês de 2016, segundo levantamento da Anfavea, a entidade que representa o setor.

No confronto com maio, com um dia útil a menos, contudo, o total corresponde a uma alta de 4,2% em junho.

Embora a queda no comparativo anual tenha sido menor do que a média que vinha sendo registrada desde o início o ano, foi o pior junho em termos de produção das montadoras desde 2004, quando elas produziram 179,7 mil veículos no mesmo mês.

O resultado do primeiro semestre, com 1,02 milhão de veículos, queda de 21,2% na comparação anual, também foi o menor em 12 anos. A expectativa da Anfavea é que a produção de veículos termine o ano marcando queda de 5,5%.

Em junho, o nível de atividade na indústria automobilística foi prejudicado por paradas em fábricas ou setores de parques industriais de montadoras como Hyundai, Renault e Iveco, somadas à interrupção na produção da Volkswagen por falta de peças, além de empresas que reduzem jornadas de trabalho devido a adesões ao programa de proteção ao emprego, casos de Ford, MAN e Caoa, que produz veículos da Hyundai em Anápolis.

Já a partir desta semana de julho, a fábrica da Chery no interior paulista para por até cinco meses. No complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), as linhas que produzem caminhões pesados e o furgão Ducato vão funcionar apenas de terça a quinta-feira neste mês. São medidas adotadas para reduzir estoques diante da falta de reação de demanda.

Só nas fábricas de carros de passeio e comerciais leves, como picapes, 175,2 mil unidades foram montadas em junhoo, 3,2% abaixo de igual mês de 2015, mas 4% superior a maio.

Nas montadoras de caminhões, nas quais foram fabricadas 5,6 mil unidades em junho, a produção subiu 5,4% na comparação anual e 4,5% frente ao mês anterior.

As montadoras de ônibus tiveram leve crescimento de 1,4% da produção no sexto mês deste calendário, comparativamente ao volume de um ano antes. A fabricação de coletivos, de 1,8 mil unidades, ficou 22,3% acima do resultado de maio.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, caiu 0,2% de maio para junho, terminado com 127,7 mil pessoas empregadas pelas associadas da entidade.