IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saraiva remarca para 25 de julho assembleia que vai mudar conselho

08/07/2016 15h27

(Atualizada às 11h05) Em comunicado ao mercado na manhã desta sexta-feira, 8, a Saraiva informou que foi cancelada a assembleia geral extraordinária que ocorreria no dia 16 julho para tratar de mudanças no conselho de administração da companhia. A reunião foi remarcada para 25 de julho.

Será discutida na assembleia a destituição de Mu Hak You do cargo de conselheiro da empresa e de Ana Maria Loureiro Recart do cargo de membro do conselho fiscal (indicada por You). Ainda será votada a suspensão de direitos dos acionistas dos fundos geridos pela gestora GWI, fundada por You, e autorização para propor ação de responsabilidade civil, por danos à empresa, contra You e Ana Maria.

Também será realizada a eleição de membro do conselho no lugar de You - em separado pelos demais detentores de ações preferenciais, excluídos os que tiverem seus direitos suspensos.

A assembleia cancelada e remarcada foi proposta pela Saraiva depois que a acionista GWI convocou uma assembleia anterior, para este mês, para debater a situação financeira da empresa. Essa assembleia convocada pela GWI foi cancelada por meio de liminar obtida pela Saraiva na Justiça de São Paulo no fim de junho.

O comunicado de hoje é assinado pelo diretor-presidente da empresa, Jorge Saraiva Neto, filho do fundador do grupo.

CVM

Na prática, a Saraiva foi obrigada a cancelar a assembleia convocada para 16 de julho porque não foram respeitados os prazos de convocação determinados em lei. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alertou a empresa do erro na quarta-feira (6), e solicitou medidas para "sanar a situação", segundo documento encaminhado para a rede varejista, apurou o Valor.

A primeira publicação sobre a assembleia em jornais aconteceu no dia 2 de julho, para que ocorresse no dia 16 - sem seguir, portanto, o intervalo legal de 15 dias de antecedência para a primeira convocação. Se o encontro fosse realizado, seria em condições irregulares, alertou a autarquia.

Em função disso, a Saraiva decidiu cancelar a AGE e remarcar para 25 de julho.