IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abraciclo espera queda ainda maior na produção e venda de motos

12/07/2016 14h46

A Associação dos Fabricantes de Motocicletas, a Abraciclo, iniciou o ano prevendo uma estabilização no mercado. Quatro meses depois projetava uma queda de 12%. Hoje, a entidade reviu as previsões e anunciou que o mercado tende a encolher 16,7%, o que levará a uma queda de produção de 13,7%.

Os números podem ser piores se o setor não conseguir reverter o quadro no segundo semestre. Na primeira metade do ano saíram das fábricas 464,3 mil unidades, o que representou uma queda de 33,4% na comparação com igual período do ano passado.

O ritmo de produção teve de ser ajustado para se adequar à retração de demanda, que se refletiu no número de emplacamentos de veículos novos, 26,8% menor do que nos primeiros seis meses de 2015.

O tombo na produção só não foi maior porque uma ligeira recuperação no mercado argentino ajudou nas exportações das fábricas brasileiras. De janeiro a junho, o volume de motocicletas exportadas subiu 70,7%. Mas a quantidade ainda representa uma fatia pequena da produção. Os embarques para outros países somaram 31,1 mil unidades no semestre. Para o ano, a Abraciclo prevê crescimento de 1,3% nas exportações.