IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fitch rebaixa ratings de Cemig e subsidiárias

12/07/2016 20h51

A Fitch Ratings rebaixou de "AA-(bra)" para "A(bra)" os ratings nacionais de longo prazo da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e de suas subsidiárias, além das emissões de debêntures das empresas. A perspectiva das notas de crédito é negativa.

Conforme a agência, o rebaixamento reflete a expectativa de enfraquecimento do perfil de crédito consolidado da Cemig nos próximos anos, decorrente de uma menor geração operacional de caixa no segmento de geração, de um menor consumo de energia na área de concessão da Cemig D e da continuidade do crescimento da dívida.

A Fitch acredita que a alavancagem financeira líquida consolidada, calculada segundo critérios próprios, permanecerá acima de 4 vezes nos próximos três anos e que uma desalavancagem somente será possível a partir de desinvestimentos em volumes significativos.

"A perspectiva negativa reflete os desafios do grupo Cemig para melhorar o perfil de sua dívida, que tem relevante volume vencendo no curto prazo, e fortalecer sua posição de liquidez", acrescenta a agência.