IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rating da Latam não será afetado por investimento da Qatar, avalia S&P

12/07/2016 18h41

Os ratings da Latam Airlines - atualmente em ?BB' - não serão imediatamente afetados pelo anúncio de que a Qatar Airways comprará uma fatia de 10% na empresa, avalia a agência de classificação de risco S&P Global Rating.

A compra será feita por meio de um aumento de capital de US$ 613,16 milhões e deverá ser concluída no quarto trimestre de 2016.

Segundo a S&P, a medida reforçará a posição de caixa da Latam, melhorando moderadamente as atuais taxas de alavancagem. No entanto, a aquisição não protegerá a companhia aérea das fracas condições de mercado, especialmente no Brasil.

A Latam também continuará enfrentando pressões de fluxo de caixa por conta de suas consideráveis amortizações de dívida e pagamentos de aeronaves nos próximos 12 meses, afirma a agência.

"Nós ainda esperamos que a Latam foque no refinanciamento de suas dívidas de curto prazo e gerencie sua frota para compensar os efeitos do mercado brasileiro, enquanto a injeção de capital deverá reduzir as pressões de refinanciamento", diz a S&P.