IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Samarco dificilmente vai retomar produção este ano, diz BHP

14/07/2016 15h16

A Samarco dificilmente retomará a produção ainda neste ano, afirmou nesta quinta-feira, em nota, a australiana BHP Billiton, que divide o controle da joint venture com a Vale.

"A Samarco confirmou que dificilmente vai obter as aprovações regulatórias necessárias para reiniciar suas operações dentro deste ano", diz o comunicado.

Segundo a BHP, a retomada da produção da empresa só acontecerá quando houver segurança para tanto. Além disso, são necessárias as aprovações pelos órgãos regulatórios, pelas autoridades relevantes e pela comunidade.

"A Samarco iniciou discussões com os funcionários para ajustar a força de trabalho em linha com os níveis de produção esperado", disse a BHP. A expectativa da empresa é ver cerca de 40% da sua força de trabalho aceitando voluntariamente as "redundâncias".

No comunicado, a BHP lembrou que a Samarco e seus acionistas contrataram especialistas para investigar as causas técnicas do rompimento da barragem.

"Ainda há muito para ser feito para reconstruir e restaurar, mas acreditamos que trabalhando com a Vale, com a Samarco e com as autoridades brasileiras conseguiremos cumprir nossos compromissos e faremos o que é correto", disse a BHP na nota.