IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

França desmente notícia de ameaça terrorista contra delegação no Rio

19/07/2016 20h26

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, o Palácio do Planalto divulgou esclarecimento do governo francês ao presidente interino Michel Temer de que é falsa a informação de que um brasileiro, supostamente vinculado ao Estado Islâmico (EI), estaria planejando um atendado contra a delegação francesa durante os Jogos Rio 2016.

A informação circulou na semana passada, a partir do vazamento, pelos jornais franceses, de trecho de relatório de inteligência do governo francês sobre supostos ataques terroristas sendo orquestrados para a Olimpíada no Rio de Janeiro.

Segundo o comunicado oficial do Planalto, em documento enviado nesta terça-feira ao Ministério da Defesa, o diretor de Inteligência Militar da França explica que a informação foi analisada pelas agências francesas, em cooperação com órgãos de inteligência de diversos países, inclusive do Brasil.

A análise das pesquisas realizadas levou à conclusão de que a informação não é verdadeira, razão pela qual o diretor de Inteligência Militar da França não a transmitiu para o Ministério da Defesa brasileiro naquela ocasião.