IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Angra 1 volta a gerar energia após parada para reabastecimento

21/07/2016 20h26

A usina nuclear de Angra 1 voltou a gerar energia para o Sistema Elétrico Nacional (SIN) às 16h07 desta quinta-feira, três dias antes do combinado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A usina estava parada desde 18 de junho para reabastecimento de combustível. Segundo a Eletronuclear, durante o período também foram realizadas atividades periódicas de inspeção e manutenção, além de modificações de projeto.

"A parada transcorreu exatamente de acordo com o programa estabelecido. Além disso, a dose coletiva de radiação dos profissionais envolvidos nas atividades foi a menor da história da usina em uma parada", afirmou em nota o superintendente de Angra 1, Abelardo Vieira.

Durante a parada, cerca de 1/3 do combustível nuclear foi recarregado. Também foram realizadas aproximadamente quatro mil tarefas que precisavam ser feitas com a usina desligada. Para efetuá-las, foram contratadas firmas nacionais e internacionais, que mobilizaram em torno de 1,2 mil profissionais, sendo 87 estrangeiros, para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear.

Dentre as tarefas executadas, destacam-se a inspeção de soldas do vaso do reator, a revisão dos selos de uma das bombas de refrigeração do reator, a inspeção por ultrassom de uma das turbinas de baixa pressão e a substituição de diversos termopares na saída do núcleo do reator.