IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do consumidor aumenta pelo terceiro mês seguido, aponta FGV

25/07/2016 12h11

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu pelo terceiro mês consecutivo em julho, mais uma vez puxado mais pela melhora das expectativas do que pela percepção sobre a situação atual. O ICC aumentou 5,4 pontos neste mês, para 76,7 pontos. Em abril, o indicador tinha registrado o menor nível de sua série histórica. Na comparação com julho de 2015, houve alta de 6,7 pontos, a segunda consecutiva neste tipo de confronto.

"A alta da confiança do consumidor nos três últimos meses foi quase inteiramente determinada pela melhora das expectativas, um descolamento aparentemente iniciado durante o desfecho da primeira fase do processo de impeachment. A rápida melhora das expectativas após a entrada do governo interino, no entanto, parece superar a velocidade de recuperação cíclica da economia no curto prazo, ainda mais considerando-se os riscos ainda existentes no ambiente político, como a segunda fase do impeachment, as eleições e a votação das medidas de ajuste fiscal", afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

As avaliações dos consumidores sobre a situação atual melhoraram ligeiramente em julho, compensando a queda no mês anterior. Já as expectativas em relação aos meses seguintes avançaram pelo terceiro mês consecutivo, acumulando 19,5 pontos de aumento no período.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1 ponto em julho, atingindo 65,7 pontos, o maior desde março passado. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou expressivos 8,2 pontos, para 85,3 pontos, o maior desde dezembro de 2014 (87,2). Na comparação com julho do ano passado, o indicador de expectativas teve elevação de 16,2 pontos, mas o índice situação atual ainda tem registro negativo (-7,4 pontos).

A edição de julho da sondagem do consumidor colheu informações de 1.943 domicílios entre os dias 1 e 20 de julho.