IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parente: Mudança no pré-sal vai melhorar disputa em próximos leilões

27/07/2016 15h27

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta quarta-feira que as possíveis mudanças nas regras de concessão do pré-sal, que estão em tramitação na Câmara dos Deputados, vão proporcionar melhores condições de competição nos próximos leilões.

Neste mês, a Câmara aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei do ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), que retira a obrigatoriedade de a Petrobras participar de todos os campos de exploração do pré-sal.

Pelo projeto, a Petrobras não é mais obrigada a ter participação mínima de 30% e ser única operadora em todos os campos de exploração do pré-sal - regra que tem inviabilizado leilões por causa da dificuldade financeira da empresa.

"É uma mudança fundamental para o país e para empresa. A companhia já se manifestou a favor e obviamente mantém essa posição. E achamos que o quanto antes for feito, melhor será, porque vai proporcionar melhor condição de competição nos próximos leilões", disse Parente, após se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Visita

O presidente da Petrobras afirmou que a reunião com Meirelles foi de cortesia, já que, deste que tomou posse, não havia vindo ao Ministério da Fazenda. "A visita é para contar o que a gente está fazendo. Nada de especial", disse Parente.

O executivo ressaltou ainda que não foi falado na reunião sobre Cide (tributo sobre combustíveis), preço da gasolina ou venda de subsidiárias. Segundo ele, o encontro não foi para tomada de decisões.

Ainda hoje, Parente se reúne com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Fernando Coelho Filho (Minas e Energia).