IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comissão de Ética aprova quarentena para assessores de Dilma

28/07/2016 18h56

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República deferiu, em reunião no dia 26 de julho, 27 pedidos de quarentena, em que os servidores continuam recebendo salários durante seis meses antes de assumirem novas funções no setor público ou privado. O colegiado já recebeu 179 pedidos de quarentena desde 1º de maio.

Na ocasião, foi atendido o requerimento do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. Entre os ocupantes de cargos do segundo escalão que também foram atendidos, estão o ex-presidente da Infraero Gustavo Vale e o ex-presidente de Furnas Flávio Decat de Moura. Decat era uma indicação pessoal de Dilma para o cargo.

Foram deferidos ainda pedidos de quarentena para Sandra Brandão e Jorge Araújo Messias, que integram o quadro de assessores pessoais de Dilma. Tanto Messias quanto Sandra Brandão estão, atualmente, auxiliando Dilma na equipe de assessores especiais que ela mantém no Palácio da Alvorada, até a votação final do impeachment.

Com a concessão da quarentena, Messias e Sandra terão direito a receber salários durante mais seis meses, a partir da eventual confirmação do afastamento de Dilma, antes de reassumirem funções na iniciativa pública ou privada. A presidente Dilma Rousseff foi afastada formalmente do cargo no dia 12 de maio.