IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Feriado nos EUA reduz volume de negócios na bolsa; JBS recua 10%

05/09/2016 20h45

A comemoração do feriado americano de Dia do Trabalho deixou os mercados financeiros dos Estados Unidos fechados. Sem a referência americana, o Ibovespa registrou um fraco volume financeiro, de R$ 2,7 bilhões, praticamente a metade do movimento diário. No final do pregão, o índice fechou com baixa de 0,08% aos 59.566 pontos.

De acordo com operadores, o volume de negócios deve voltar à normalidade a partir de amanhã. Entre as ações mais negociadas, os destaques de alta ficaram com os papéis da Petrobras, que acompanharam a alta do petróleo. As ações ordinárias subiram 2,87% e as ações preferenciais tiveram alta de 1,91%.

Também tiveram alta, as ações das companhias siderúrgicas. Os papéis PNA da Usiminas subiram 1,58% e as ações preferenciais da Gerdau tiveram alta de 1,79%.

Na ponta oposta, a maior queda do dia ficou com as ações ordinárias da JBS, que caíram 10,04%. Hoje, o proprietário da J&F Holding, dona da JBS, Wesley Batista, foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento na sede da Polícia Federal (PF), em São Paulo. Ele teve a condução coercitiva determinada pelo juízo da 10ª vara criminal da Justiça Federal de Brasília, responsável pela Operação Greenfield.

O empresário é alvo da investigação da PF que apura fraudes e desvios de recursos em fundos de pensão e estatais, como o Petros, da Petrobras, e o Postalis, dos Correios. Também são alvo da operação o banco Santander, a Bradesco Asset Management, a Brookfield, a Sete Brasil, a Deloitte, Ecovix, Engevix, WTorre, Invepar, OAS e a vice-presidência de gestão de ativos da Caixa.

As ações unit do Santander subiram 1,65%, os papéis ordinários do Bradesco tiveram alta de 0,56% e as ações preferenciais do banco subiram 0,33%. De acordo com operadores, o impacto para as ações da JBS foi maior porque o presidente da empresa foi diretamente citado pela operação da PF. "No caso dos bancos, o reflexo para a gestão da instituição financeira é menor", diz um operador.

Em nota, o Santander informou que o mandado de busca e apreensão de que foi alvo não tem relação com a instituição financeira, mas com os investimentos nos fundos de pensão. Em nota, o Bradesco Asset Management informou que segue a regulamentação da gestão de fundos de investimento.

Também fecharam em baixa as ações PNA da Vale, com recuo de 2,38%, e as ações ordinárias da empresa caíram 1,86%. Os papéis preferenciais da Bradespar caíram 2,30%. O banco UBS reduziu a recomendação dos recibos de ações (ADR) da empresa de neutra para venda, mantendo o preço-alvo em US$ 4,20. Segundo o banco, a desaceleração do crescimento de crédito no mercado chinês deve aumentar o risco de queda dos preços do minério de ferro no quarto trimestre.

Fora do Ibovespa, as ações que mais subiram foram da as Oi. Os papéis preferenciais tiveram alta de 23,05% e as ações ordinárias ganharam 6,33%. Os investidores aguardam o plano de recuperação judicial da empresa. Embora o juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, tenha determinado prazo de 60 dias úteis para a operadora entregar a proposta, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro interpôs recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) com o objetivo de alterar a data limite prevista inicialmente. Para o MP, o prazo se esgotou ontem, sendo prorrogado automaticamente para hoje.

Hoje, começou a valer a nova carteira de ações do Ibovespa, que vigora até dezembro. As ações PNB da Cesp deixaram de fazer parte do índice. A partir de agora, os cinco ativos que apresentam o maior peso na composição do Ibovespa são ItauUnibanco PN (10,59%), Ambev ON (8,58%), Bradesco PN (7,95%), Petrobras PN (5,52%) e Petrobras ON (4,26%).