Janot designa José Bonifácio de Andrada para vice-procurador-geral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, designou, nesta quinta-feira, o subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada para o cargo de vice-procurador-geral da República.

A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, pediu dispensa de seu cargo na semana passada. Ela participou de um ato contrário ao governo interino de Michel Temer (PMDB) em Portugal. O vídeo, divulgado pela TVT (TV dos Trabalhadores), data de 28 de junho de 2016. A revista "Veja" publicou o fato no dia 30 de agosto.

O vice-procurador-geral da República poderá oficiar nas sessões e demais atos processuais do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando Janot estiver ausente.

Andrada é bacharel em direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e foi nomeado para o cargo de procurador da República em outubro de 1984. Em outubro de 2009, foi promovido a subprocurador-geral da República, por antiguidade.

Segundo a PGR, na Procuradoria-Geral da República, ele já atuou em processos perante o Superior Tribunal de Justiça. Em julho de 2016, foi designado pelo procurador-geral da República para atuar perante o STF. Ele também é membro titular do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) desde 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos