IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado aprova medida provisória que reduz número de ministérios

08/09/2016 21h20

O Senado aprovou nesta noite a Medida Provisória 726, que reduziu de 32 para 26 o número de ministérios, uma reforma do Executivo proposta pelo presidente Michel Temer. A MP 726 foi aprovada em plenário por 44 votos a favor, 6 contra e 1 abstenção. Os senadores agora discutem destaques relativos ao projeto.

Foram extintos os Ministérios da Previdência Social, do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia. O Ministério das Comunicações foi incorporado ao da Ciência e Tecnologia. A Secretaria de Política para as Mulheres passou para a estrutura do Ministério da Justiça. A pasta, que passa a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania, também tratará de temas relacionados à igualdade racial e aos direitos humanos.

O Ministério da Fazenda incorporou a Previdência Social, e a Controladoria-Geral da União (CGU) virou Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa passará à Secretaria de Governo da Presidência da República, a exemplo da Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude.