IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Varejo deve contratar menos temporários no Natal deste ano

08/09/2016 11h00

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima queda de 2,4% no número de contratações temporárias do varejo de setembro a novembro deste ano, ante igual período no ano passado, para 135 mil trabalhadores.

O período é historicamente conhecido como de aumento de contratação de temporários, em preparação para demanda maior esperada na época das vendas de Natal.

A projeção é influenciada por provável queda nas vendas de fim de ano, estimada em 3,5% ante igual período em 2015. Em nota, o economista da CNC Fabio Bentes informou que, caso a projeção seja confirmada, o patamar de contratação de temporários seria equivalente ao observado na mesma época em 2012.

Salário 

Porém, o salário de admissão dos trabalhadores deve alcançar R$ 1.205, 9,5% acima de igual período do ano passado; e 0,6% superior, descontada inflação. O maior volume de contratações deve se concentrar no segmento de vestuário (62,4 mil vagas).

A CNC assinalou, no entanto, possibilidade de maior presença de importados nas vendas de Natal deste ano, ante mesma época no ano passado.

Ao contrário de 2015, quando o real sofreu desvalorização em torno de 47%, neste ano a expectativa é de que a taxa de câmbio registre queda de 16%, projetou a confederação. Na avaliação da entidade, esse cenário poderá estimular importações por parte do varejo e reajustes menos intensos do que no fim do ano.

Brasileiros optam por trocar de profissão para conseguir emprego

Band News