IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem correção e recua mais de 2%

09/09/2016 11h05

O Ibovespa opera em queda consistente desde a abertura, depois de ter testado pelo segundo pregão na semana o patamar de 60 mil pontos. O índice declinava 2,43% às 10h58, para 58.766 pontos.

O dólar, por sua vez, opera em forte alta, de 1,91%, o que puxa ações de papel e celulose - Suzano PNA avançava 1,21% e Fibria ganhava 1,05%.

Nos mercados internacionais, o tom é negativo, com queda do petróleo e testes nucleares realizados pela Coreia do Norte. Os mercados também reagem ainda à decisão de ontem do Banco Central Europeu (BCE), que manteve as taxas inalteradas e não anunciou nenhuma flexibilização nas restrições para compras de ativos.

O petróleo cai, em realização de lucros, depois de um rali na sessão anterior, após dados do governo americano terem revelado uma queda muito maior nos estoques de petróleo do que se esperava.

Além disso, comentários favoráveis a aperto monetário feitos pelo presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, ampliam o nervosismo nos ativos de risco no mundo. "Tendo em vista quão próximo está a economia dos EUA de que se cumpra o mandato dual do Fed [preços estáveis e máxima sustentabilidade do emprego], é razoável perguntar se o atual grau de acomodação da política monetária permanece necessário", disse Rosengren, em uma apresentação.