IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juro médio do cheque especial passa de 13% ao mês, diz Procon-SP

12/09/2016 17h21

A taxa de juros média do cheque especial atingiu 13,56% ao mês no começo deste mês, contra 13,52% mensais em agosto. É o que mostra pesquisa feita pelo Procon-SP e divulgada nesta segunda-feira.

As maiores altas foram observadas nos grandes bancos públicos, de acordo com o levantamento. O Banco do Brasil passou a cobrar 13,04% ao mês em setembro para essa linha de crédito - em agosto, a taxa média praticada pela instituição era de 12,83% mensais. Na Caixa, por sua vez, houve alteração nos juros médios de 12,93% para 13,05% ao mês entre agosto e setembro. Os demais bancos mantiveram a taxa para essa modalidade, segundo o Procon-SP.

Empréstimo pessoal

No crédito pessoal, a taxa média foi de 6,80% ao mês, superior à encontrada na pesquisa de agosto, de 6,56% mensais, representando uma elevação de 0,24 ponto percentual.

O Procon-SP recomenda que o consumidor evite a contratação dessas linhas de crédito. Caso seja necessário recorrer às modalidades, vale a pena verificar todas as condições oferecidas, incluindo taxa de juros e encargos financeiros. "É imprescindível que o consumidor compare-as com outras modalidades com juros menores, por exemplo, empréstimo consignado", diz o órgão, em nota.

A pesquisa coletou os juros praticados em 5 de setembro por Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Safra e Santander.