IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa fecha em baixa afetada por petróleo e bolsas em NY

13/09/2016 17h51

O Ibovespa fechou em queda de 3,01% aos 56.821 pontos, seguindo o desempenho negativo dos mercados americanos e da queda no preço do barril do petróleo.

A cotação do petróleo caiu 3% a US$ 44,90 o barril depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) dos Estados Unidos informou que a desaceleração do crescimento da demanda pelo petróleo prosseguiu neste terceiro trimestre.

O relatório da AIE aponta estagnação da demanda nos países desenvolvidos e desaceleração acentuada em motores da economia asiática, como China e Índia. O temor de desaceleração global fez com que as bolsas americanas fechassem em queda de mais de 1%.

Aqui, as ações da Petrobras fecharam com forte baixa. Os papéis preferenciais da estatal caíram 6,73% e as ações ordinárias tiveram baixa de 7,61%. Também contribuiu para a queda das ações da estatal a notícia de que diante do baixo quórum de hoje e do alerta da oposição de que iria obstruir os trabalhos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acertou com líderes retirar o projeto de lei que altera o marco regulatório do pré-sal da pauta de hoje. Como a sessão de hoje é a última antes do primeiro turno das eleições municipais, o texto só voltará à discussão em outubro.

A queda no preço do minério de ferro, que caiu 2,9%, na China, derrubou o preço das ações da Vale. Os papéis PNA caíram 6,93% e as ações ordinárias tiveram baixa de 6,97%.

Também recuaram outras ações de empresas ligadas ao setor de commodities como os papéis preferenciais da Gerdau, com baixa de 8,75%, as ações preferenciais da Gerdau Metalúrgica com baixa de 8,43%, seguida pelos papéis ordinários da Usiminas com baixa de 7,71% e CSN com queda de 7,39%.

Os papéis da Alpargatas caíram 2,02%, em meio ao afastamento dos irmãos Batista do conselho de administração, e a investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o empréstimo feito pela Caixa à J&F Investimentos para financiar a compra da fabricante de sandálias Havaianas.

As ações que mais subiram foram Cesp PNB, com alta de 2,10%, seguidas pelas ações ordinárias da Fibria, com alta de 2,03% e os papéis da JBS, com ganho de 1,46%. As companhias exportadoras como Fibria e JBS se beneficiam da alta do dólar, que subiu 2,06% para R$ 3,3156.