IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade econômica começou terceiro trimestre em queda, diz Serasa

15/09/2016 11h46

Com retração da indústria e do setor agropecuário, a atividade econômica começou o terceiro trimestre ainda em queda. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, que mede a evolução mensal do Produto Interno Bruto (PIB), a retração em julho foi de 0,1% em relação ao mês anterior, quando a atividade havia subido 0,2%, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB mensal da Serasa recuou 3,2%.

Não fosse o desempenho do setor externo, com exportações em alta, a variação negativa teria sido até mais intensa, afirma a Serasa em nota.

No relatório, os economistas da Serasa não descartam mais um trimestre de retração da atividade econômica, depois da queda de 0,6% do PIB entre abril e junho. "Desemprego em ascensão, inflação e juros ainda em patamares elevados continuam pesando negativamente sobre a atividade econômica", afirmam no relatório.
Alta em serviços
Do lado da oferta, o indicador da Serasa mostrou recuo tanto da indústria (-1,5%) quanto do setor agropecuário (-1,4%) em julho, na comparação mensal, feitos os ajustes sazonais. Sob essa ótica, apenas os serviços registraram desempenho positivo, com alta de 0,3%. Foi o segundo mês consecutivo de avanço desse ramo de atividade.

Do lado da demanda, o consumo das famílias e os investimentos continuaram em terreno bastante negativo, com quedas de 0,7% e 2,3%, respectivamente, em relação a junho, na série com ajuste sazonal. O consumo do governo também caiu no período, mas menos (-0,3%).

Apenas as exportações tiveram alta nessa comparação, de 4,9%. Como as importações caíram 6,9% entre junho e julho, o setor externo evitou desempenho ainda mais negativo do PIB mensal da Serasa nesse período.